O que é a ReINC?

A Rede de Agentes Promotores de Empreendimentos Inovadores sediados no Rio de Janeiro é a única rede fluminense de entidades promotoras de empreendedorismo de alto impacto com a capacidade de gerar e melhorar novos negócios, articular políticas visando alavancar a economia e desenvolver a sociedade, através da implantação de uma cultura de inovação.

A REDETEC – Rede de Tecnologia & Inovação do Rio de Janeiro, responde pela secretaria executiva da ReINC. A coordenação da Rede de Agentes Promotores de Empreendimentos Inovadores do Rio de Janeiro, biênio 2021-2023, está a cargo da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, representado pelo gerente Armando Clemente. Na vice-coordenação a Incubadora de Empresas Tecnológicas IETEC/CEFET RJ, representada pelo gerente, Marcelo de Alencar Santana Irineu.

A ReINC congrega as entidades promotoras do empreendedorismo de alto impacto do Rio de Janeiro para integrar seus atores, apoiar a criação de melhores ambientes de negócios, alavancar a economia fluminense e trazer impacto positivo para a sociedade.

> Responsável pelo fortalecimento dos ambientes de inovação intensivos em conhecimento e seus atores;
> Fortalecimento de novas vocações empreendedoras, reduzindo a dependência da economia do Estado em relação ao setor de Óleo & Gás;
> Conexão dos atores que hoje cooperam com muita sinergia e profissionalismo;
> Fortalecimento e disseminação da cultura de inovação no estado;
> Apoio à atração de investimentos;
> Desenvolvimento de novas metodologias de gestão de empreendimentos inovadores;
> Papel vital na elaboração da política de inovação do estado;
> Participa e influencia o sistema nacional de inovação.

Logica de Estruturação dos Projetos Estratégicos

Os Projetos Estratégicos da REINC seguem as lógicas de atuação da rede, ao lado indicadas.

Esta estrutura visa facilitar a construção e detalhamento dos projetos estratégicos da rede e de suas ações futuras.

Os projetos podem ser estruturados com mais de uma lógica de atuação, de forma complementar. Sua abordagem conjunta permite à rede atingir melhores resultados e apoio aos seus associados e stakeholders.

Lógica de Captação

Atuar como responsável por gerir e trazer os recursos para realizar as atividades e projetos da rede. Envolve a busca de recursos tanto governamentais como privados.

Lógica de Engajamento

Ser responsável por gerar maior envolvimento e colaboração entre os atores do ecossistema de inovação e a rede. Tem também como função auxiliar o processo de inovação aberta e co-desenvolvimento de projetos entre atores.

Lógica de Geração de Conteúdo

Atuar de forma direta na criação e divulgação de conteúdos de vanguarda – mapeamento e produção de informação de interesse: análises setoriais, estudos de inovação, novas metodologias.

Lógica de Gestão

Atuar de maneira mais direta nas questões gerenciais e operacionais dos incubadoras via consultoria, gerenciamento ou no desenvolvimento de projetos. Tem também como função reestruturar a gestão interna da rede e a sua governança.

Lógica de Representação

Articular politicamente frente as entidades representativas estaduais e nacionais; participar ativamente dos processos de construção e atualização da política de inovação do estado do Rio de Janeiro; e representar os principais interesses dos membros da rede.

Lógica de Resultados

Mais que recursos, capacitações e infraestrutura, a rede apoia seus associados, em busca de uma melhor performance nos negócios envolvidos. Por meio da prospecção de oportunidades de novos mercados e clientes; bem como no auxílio na construção e melhoria dos produto/serviço ofertados.

Objetivos da ReINC

Coordenação

Marcelo de Alencar Santana Irineu

Marcelo de Alencar Santana Irineu

Coordenador